INFORMAÇÕES

As tâmaras são produzidas pelas tamareiras. Elas têm tonalidade vermelha, são entretecidas por fibras e apresentam paladar agridoce, estes frutos são cultivados há tanto tempo, que hoje não é possível afirmar com precisão em que região eles germinaram naturalmente.
A tamareira tem porte médio e alcança de 15 a 25 metros de altura.
O arbusto é composto por folhagens que nada mais são que ramos divididos em pinas, os quais podem ser encontrados medindo até 3 metros de comprimento. Esta fronde apresenta pés – pecíolos – repletos de espinhos, e aproximadamente 150 folíolos – folhinhas que nascem ao lado destes pés.

Portadores de elevado teor de hidratos de carbono simples e complexos, que constituem 72% deles, sendo assim um nutriente altamente energético,ela é igualmente abundante em potássio, cobre, magnésio e cálcio, sendo, portanto, prescrita para a faixa etária infantil e para praticantes de esportes.
Os frutos da tamareira têm igualmente propriedades calmantes, as quais se originam do ácido pantotênico ou vitamina b5; eles são ideais também para quem sofre de insônia, pois contêm triptófano, substância que incentiva a constituição de melatonina, a qual proporciona um bom sono.

ONDE

A tâmara é, hoje, produzida em países como egito, irã, arábia saudita, paquistão, iraque e nas nações fronteiriças, responsáveis conjuntamente por 98% da sua criação. Os estados unidos, a espanha e o méxico cultivam os 2% restantes.
.